Quando a mulher engravida, o colo do útero passa por algumas mudanças em seu tamanho, textura e coloração; tende a ficar maior, mais macio e arroxeado. Tais mudanças ocorrem por causa do aumento da vascularização no local, pela hipertrofia e hiperplasia das glândulas cervicais e pelo edema do colo uterino.
A parte interna do colo, chamada orifício interno do útero, fica fechada até o final da gravidez. Ele também produz um tampão mucoso diferente que auxilia no seu fechamento e proteção fetal.
A ferida no colo do útero, cientificamente chamada de ectopia cervical ou papilar, surge devido a uma inflamação da região do colo do útero que pode acontecer como consequência de uma alergia, infecções ou ser resultado as alterações hormonais ao longo da vida da mulher, podendo surgir em mulheres de todas as idades.
A textura das paredes vaginais são bem rugosas, e o colo de destaca por ser uma bolinha bem lisa, com um furo no meio – como se fosse uma rosquinha/um donut! Em situações normais e sem lesões no colo do útero, não dói tocá-lo, embora algumas mulheres sintam "aflição" até em imaginar o toque no colo.
Sinais e Sintomas do Câncer do Colo do Útero
O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença.
Se o colo do útero estiver fechado e ocorrer sangramento, pode significar que alguns dos vasos sanguíneos do colo do útero sofreram rompimento devido ao seu crescimento, já que ele incha bastante no inicio da gravidez. Além disso, também pode acontecer devido à implantação do embrião no útero.
A estenose do colo do útero é uma situação anormal encontrada em algumas mulheres e que dificultam a realização dos procedimentos uterinos. O estreitamento do orifício interno do colo do útero pode ter vários graus, desde um fechamento discreto e de difícil percepção até a oclusão total do trajeto.
Após 3 meses da cauterização do colo uterino, com certeza o seu colo está cicatrizado. Essa ferida que você refere chama-se de ectrópio ou ectopia. Essa ectopia é normal em mulheres em idade reprodutiva, que utilizam anticoncepcional e que estão grávidas. Essa ectopia é normal e não precisa ser tratada ou cauterizada.
Um excelente remédio para auxiliar no tratamento da inflamação do útero, a metrite é o chá das folhas de tanchagem, Plantago maior. Esta erva tem propriedades anti-inflamatórias, antibacteriana e cicatrizante muito potentes, tendo indicação medicinal também em casos de amigdalite ou outras inflamações.