O que é Direito: Direito pode se referir à ciência do direito ou ao conjunto de normas jurídicas vigentes em um país (direito objetivo). Também pode ter o sentido de íntegro, honrado. É aquilo que é justo, reto e conforme a lei. É ainda uma regalia, um privilégio, uma prerrogativa.
Os Direitos dividem-se entre Direito real, que é aquele que recai diretamente sobre a coisa e Direito pessoal, ao qual se refere o Direito das Obrigações uma vez que ele trata das relações entre os sujeitos ativos e passivos.
PESSOA FÍSICA – É todo "ser humano", que é sujeito de direitos e obrigações. Assim determina o Art. ... 1º Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil. Ou seja, é necessário apenas "existir" para ser capaz de direitos e obrigações na ordem civil.
O direito serve para regular a vida em sociedade. Por meio das leis estabelecemos as regras vigentes em uma determinada região (país, estados e municípios), e como os indivíduos daquela região deverão se comportar, de modo a permitir uma convivência mais harmoniosa e pacífica entre os habitantes daquela região.
É a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público é a função do bacharel em Direito.
DEVERES são os comportamentos e atitudes que devemos ter para com os outros. Em qualquer relação, temos o dever de: Respeitar a outra pessoa, independentemente do seu sexo, idade, nacionalidade e origens culturais. Aceitar a opinião da outra pessoa, principalmente quando é diferente da nossa.