Defensivos agrícolas são produtos químicos, físicos ou biológicos usados no controle de seres vivos considerados nocivos ao homem, sua criação e suas plantações. São também conhecidos por agrotóxicos, pesticidas, praguicidas ou produtos fitossanitários.
Chamados também de agrotóxicos ou produtos fitossanitários, os defensivos agrícolas são produtos químicos, físicos ou biológicos destinados à proteção de culturas agrícolas. Como o próprio nome diz, eles têm a função de "defender" as lavouras ao ataque seres vivos considerados prejudiciais no ciclo de uma cultura.
Enquanto o fertilizante nutre o solo e repõe as necessidades nutricionais das plantas para melhor desenvolvimento, o defensivo agrícola é responsável por combater pragas e doenças agrícolas. ... Podem ter composição mineral ou orgânica para aplicação nas culturas convencionais ou orgânicas, de acordo com as necessidades.
Uma formulação compreendendo um ou mais ingredientes ativos – chamado ingredientes ativos e ingredientes – "inerte" (material sem ação pesticida). Ingredientes inertes são usados por muitas razões, inclusive fazendo um pesticida mais fácil de usar, ou para melhorar a sua eficácia.
Dessa forma, eles são categorizados em:
Quem criou o termo 'agrotóxico' e por que não 'pesticida' ou 'defensivo agrícola' O produto utilizado para controle de pragas e doenças nas lavouras é conhecido mundialmente como pesticida (pesticides, em inglês). O Brasil é o único que adotou uma nomenclatura própria para o produto: agrotóxico.
"Quando usamos esses produtos [agrotóxicos] na agricultura, os chamados venenos são remédios para curar a doença da planta. ... Para um inseto, uma praga, uma doença.
São também conhecidos por agrotóxicos, pesticidas, praguicidas ou produtos fitossanitários. Dentre esses, agrotóxico é o termo utilizado pela legislação brasileira. Os defensivos agrícolas fazem o controle das pragas que prejudicam a lavoura, garantindo a saúde das plantas.
Agrotóxicos, também conhecidos como defensivos agrícolas, agroquímicos ou pesticidas, são substâncias químicas, físicas ou biológicas utilizadas no setor agropecuário, especialmente em monoculturas.