O contra-ataque se caracteriza por uma passagem rápida da meia-quadra defensiva para a ofensiva, iniciando com a saída rápida para o ataque, a partir da recuperação da posse da bola 3.
O contra-ataque direto derivaria de uma defesa do goleiro e passe deste para o jogador de linha que, sozinho, progrediria em direção ao gol adversário para concluir o lance (finalizar). ... No contra-ataque sustentado o jogador contra-atacaria sozinho, conduzindo a bola até a meta adversária.
Citaremos dois deles: o contra-ataque direto e o contra-ataque sustentado. Contra-ataque direto. Acontece quando, num passe longo, o jogador que recebe a bola sai em velocidade para a quadra do adversário. Contra-ataque sustentado.
O Contra-ataque é o momento do jogo o qual a equipe interrompe o ataque adversário levando vantagem numérica para atacar. ...
No ataque circular, há uma troca constante de posicionamento entre os jogadores, com o intuito de dificultar a marcação adversária. No ataque posicional, cada jogador tem uma posição específica na ação de ataque. O técnico pode optar também por um ataque combinado, misturando os dois sistemas antes mencionados.
O sistema mais utilizado é o 6:0, onde se encontram seis jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros. A defesa 5:1 também é bastante utilizada, nela cinco jogadores se posicionam na linha dos 6 metros, e um jogador (bico ou pivô) se posiciona mais à frente que os outros.
No Handebol são usados sistemas defensivos como: 3:2:1, 5:1, 6:0, 4:2 e 3:3. O sistema mais utilizado é o 6:0, onde se encontram seis jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros.
O contra-ataque é uma tática efetuada pelo time que se encontra em posição de defesa, servindo como resposta ao ataque do adversário. Ao recuperarem a posse de bola, os jogadores avançam rapidamente pelo campo de jogo em direção ao gol, aproveitando o espaço deixado pelos oponentes.
Acção de uma tropa que passa subitamente da defensiva à ofensiva. 2. [ Fortificação ] Trabalho de defesa, oposto pelos sitiados ao trabalho de ataque dos sitiantes. Plural: contra-ataques.
Essas 3 fases de ataque no Futebol são: Saída de Bola, Desenvolvimento e Ações Finais.