Comprimidos revestidos: são envoltos externamente por uma película que confere proteção à composição, mascara sabor e odor ou ainda protege o estômago da ação irritante do medicamento.
Misturar medicamentos pode gerar um problema que recebe o nome de interação medicamentosa, ou seja, ocorre a competição entre os medicamentos de forma a um impedir a ação do outro. Isso pode causar o atraso na melhora ou piora do quadro clínico.
Os comprimidos de dupla camada permitiram a libertação rápida da dose de para- cetamol existente na camada de libertação imediata e a libertação lenta da dose do mesmo fármaco contida na camada de libertação prolongada, durante pelo menos 8 horas.
A maioria das formas de dosagem em comprimidos passa pelo processo de revestimento por filme. O principal objetivo do revestimento da forma de dosagem de filme de liberação imediata é fornecer identificação de cor, aumentar a estabilidade e mascarar o sabor.
A diferença é que há um revestimento externo, uma película que pode até ser feita de açúcar para que o material interno não se solte, não se perca. Os comprimidos também podem ser revestidos quando o princípio ativo tem um sabor muito desagradável.
Nenhum comprimido revestido pode ser partido ao meio, mastigado ou triturado. Isso porque o revestimento serve justamente para fazer com que o medicamento seja resistente à forte acidez do suco gástrico e seja liberado lentamente, proporcionando mais comodidade para quem toma.
A dose recomendada é de 1 a 2 comprimidos, 3 vezes ao dia, após as refeições, durante o período de tempo determinado pelo médico, que não deve exceder 3 meses de tratamento.
Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Seakalm maior do que a recomendada? Alguns dos sintomas de superdosagem são sedação, diminuição da atenção e dos reflexos. Em caso de superdosagem, suspender o uso e procurar orientação médica de imediato.
Revestimento de Comprimidos 8 Objetivos Proteção Física e/ou química do fármaco. Controlar a liberação do fármaco, simplificando esquemas posológicos. Propiciar a administração oral de fármacos lábeis frente ao pH estomacal.
São chamados também de comprimidos revestidos. As principais vantagens são a estabilidade físico-química, facilidade na administração, a possibilidade de proteger princípios ativos facilmente oxidáveis além de viabilizar a desintegração entérica.