Os clérigos eram os monges e os sacerdotes. Dedicavam-se a rezar para obter a salvação espiritual das pessoas, exercendo grande influência na cultura e na vida de todos.
Entre a população comum, eram os clérigos da Igreja quem mais representavam a segurança e estabilidade, tanto religiosa quanto política – uma vez que eram as cerimônias de sagração e coroação que determinavam a legitimidade de determinado monarca em tempos incertos.
substantivo masculino Sujeito que faz parte do clero, da classe eclesiástica, classe que se dedica ao sacerdócio (padre, sacerdote etc.). Aquele que alcançou as ordens sacras; cristão que exerce o sacerdócio. ... A palavra clérigo deriva do latim clericus, i, com o sentido de "membro do clero".
Na Idade Média o Clero era organizado em clero regular e o clero secular: Clero regular: composto por padres envolvidos unicamente com assuntos espirituais (monges); Clero secular: composto por religiosos que tratavam de assuntos políticos e econômicos.
Caso o clérigo vá atuar na retaguarda, seja como atacante, apoiador ou controlador, deve-se priorizar a DEX e a CON. A INT e o CHA também dependem do jogador, se ele imaginar o clérigo como um sábio, deve-se priorizar a inteligência (INT), caso o imagine como um líder ou orador, deve-se priorizar o carisma (CHA).
Em primeiro lugar, os clérigos se dedicam ao ministério pastoral enquanto que os monges são dedicados à vida contemplativa e à solene celebração da liturgia. Além disso, os clérigos são obrigados a cultivar as ciências sagradas enquanto que os monges podem fazê-lo, mas não estão obrigados.
Além de se destacar pela sua presença no campo das ideias, a Igreja também alcançou grande poder material. Durante a Idade Média ela passou a controlar grande parte dos territórios feudais, se transformando em importante chave na manutenção e nas decisões do poder nobiliárquico.