O cisto na mama, também conhecido por cisto mamário, é uma alteração quase sempre benigna que aparece na maior parte das mulheres, entre os 15 e os 50 anos de idade. A maioria dos cistos de mama são do tipo simples e, por isso, são preenchidos apenas por líquido, não trazendo qualquer perigo para a saúde.
Os cistos mamários habitualmente surgem por uma obstrução nos ductos lobulares terminais, que são a porção do ducto lactífero mais próxima dos lobos. A obstrução do ducto causa acúmulo de líquido e formação do cisto.
O cisto anecóico é um tipo de cisto cujo conteúdo é pouco denso, e que por isso aparece preto no ultrassom. É geralmente formado por líquido ou, no caso de cistos no pulmão, por gás.
São três os tipos existes de cisto: oleoso, hemático ou sérico, variando conforme o tipo de líquido que apresenta internamente. A principal diferença para distingui-lo de um tumor é sua consistência, que sempre será líquida. Em geral, lesões malignas são sólidas.
A principal diferença entre o cisto e o nódulo mamário está no fato de o cisto ser oco, ou melhor, preenchido por líquido. Mesmo com todas as outras características similares, como forma e tamanho, seu interior é oco e pode ser preenchido parcialmente por algum líquido, como sangue e outros fluidos.
Um cisto de mama pode se apresentar como um nódulo doloroso ou indolor, geralmente solitário. Este nódulo pode ser grande , pequeno (microcistos) ou um agrupamento de pequenos microcistos (microcistos agrupados). O aumento recente de um cisto mamário pode causar dor intensa e localizada, de início súbito.