O carma ainda é visto por muitas pessoas como algo negativo, um castigo, algo que se deve pagar por não se cumprir de maneira positiva a "lição de casa" imposta pela vida. Essa visão de carma ainda carrega a noção de pecado que a Igreja impôs a nós todos, carregada de nossos medos e desesperanças.
Seja caridoso. A famosa frase de Mahatma Gandhi diz que "A melhor forma de se encontrar é se perder em benefício de outros." O carma negativo pode ser revertido com atitudes positivas, que incluem: Doar seu tempo a alguma causa (i.e. ser voluntário num abrigo de animais ou servindo sopa para os desabrigados.)
Karma, nas religiões e filosofias orientais, está relacionado ao princípio de causa e efeito que liga os seres ao Samsara, ou seja, ao ciclo de vida, morte e renascimento. Os princípios do Karma se desenvolveram dos Upanisads Védicos e são fundamentais no Hinduísmo, Budismo, Jainismo e outras religiões orientais.
O que você pode fazer é manter-se presente, para não criar mais mau karma e também para dar conta do que é seu sem se atrapalhar com o coletivo. E como é que você faz isso? Se aprofundando no autoconhecimento, observando com honestidade quais as suas contas abertas.
10 coisas que você deve começar a fazer se quiser limpar o seu...
No karma individual, a causa do karma é a própria pessoa, ou seja, é o indivíduo que atrai para si mesmo situações que são o resultado de suas próprias ações. ... Quase sempre o karma individual é construído na atual encarnação, como, por exemplo, fumar e adquirir um câncer em decorrência desse péssimo hábito.
Em sânscrito, karma significa "ato deliberado". Nas suas origens, a palavra karma significava "força" ou "movimento". Apesar disso, a literatura pós-védica expressa a evolução do termo para "lei" ou "ordem", sendo definida muitas vezes como "lei de conservação da força".