O artista circense pode ser ginasta, malabarista ou equilibrista, ou ainda é aquele que sabe fazer graça para provocar o riso nas pessoas, como os palhaços. ... Os números circenses geralmente ocorrem no centro de um picadeiro, que é um tipo de arena, com a plateia sentada em volta, em arquibancadas.
Páginas na categoria "Artes circenses"
As artes circenses têm suas possíveis raízes nos hipódromos da Grécia antiga e no Império Egípcio, onde os espetáculos tinham o objetivo de saudar os generais vitoriosos, com desfile de animais exóticos e soldados conduzidos escravos, que faziam apresentações de barras e argolas.
Os entrevistados elencaram outros problemas enfrentados pelos artistas: a falta de espaços adequados e com estruturas para equipamentos de técnicas aéreas; o acesso à internet; a falta de conhecimentos e de ferramentas para desenvolver atividades nos meios digitais; e a questão da produtividade, especialmente para as ...
Um circo (do latim circus, "circunferência") é comumente uma companhia em coletivo que reúne artistas de diferentes especialidades, como malabarismo, palhaço, acrobacia, monociclo, contorcionismo, equilibrismo, ilusionismo, entre outros.
Como em boa parte do mundo, a atividade no Brasil ganhou uma dimensão familiar. O ofício de palhaço, malabarista, acrobata é ensinado de pai para filho. O circo vai assim atravessando gerações, que dele extraem o sustento para toda a família, incluindo idosos e crianças.
O artista de circo faz parte dos espetáculos circenses. Pode ser um acrobata, um mágico, um palhaço, um hipnotizador, um bailarino, um adestrador (amestrador), um cuspidor de fogo, um contorcionista, um equilibrista, um malabarista, ou qualquer outro artista que faça números de circo.
Existem sinais de que as artes circenses já eram praticadas há 4 mil anos em várias civilizações da antiguidade, desde a China, Grécia, Egito e Índia. Entretanto, foi no Império Romano que o circo se desenvolveu nos moldes parecidos ao que conhecemos hoje.
Há imprecisão quanto o local e período exato da concepção do circo como o entendemos hoje. ... Essa é uma característica importante dos circos, o nomadismo, de se instalar em diferentes lugares, cidades, a cada espetáculo promovido. Mas há aqueles que se mantêm fixos em uma região.