Significado de Apólogo substantivo masculino Narrativa que, geralmente em prosa ou verso, traz consigo uma lição moral, sendo os personagens seres inanimados, animais ou objetos que dialogam como humanos. Etimologia (origem da palavra apólogo).
2 sinônimos de apólogo para 1 sentido da palavra apólogo: 1 fábula, ficção.
O Apólogo é um gênero alegórico em que os personagens são animais, plantas, objetos ou até partes do corpo humano, trazendo um ensinamento de vida por meio de situações semelhantes às reais.
Diferencia-se da fábula por se concentrar em situações reais; já a diferença com relação à parábola se dá porque o apólogo trata de qualquer tipo de lição de vida, e não apenas questões religiosas e lições éticas. ...
Atitude de evitar dificuldades e responsabilidades: 2 preguiça, prostração, inércia, inatividade, aceitação, acomodação, conformismo, desambição. Atitude de quem apenas cuida de si: 3 egoísmo, individualismo, indiferença.
Logo é uma conjunção quando quer dizer «portanto, por conseguinte», a exemplo de «É desatento, logo não pode dirigir veículos».
Sinónimos de era uma vez em português
Elementos da narrativa do conto um apólogo
Apólogo é uma narrativa que busca ilustrar lições de sabedoria ou ética, através do uso de personagens inanimados com personalidades diversas. Servem como exemplos os clássicos apólogos de Esopo e de La Fontaine. ... Há um apólogo na Bíblia, chamado de Apólogo de Jotão. Encontra-se em Juízes 9:7-21.
Ficção Alegoria Um Apólogo/Gêneros