A tripofobia é um medo, aversão ou nojo de buracos agrupados. As pessoas com tripofobia sentem um mal-estar, arrepios e calafrios quando olham para superfícies que têm pequenos orifícios reunidos ou superfícies simétricas agrupadas.
Se os padrões de buracos ou relevos fizerem o indivíduo pensar em doenças, lesões de pele, tocas de animais peçonhentos ou substâncias tóxicas ou contagiosas, a tripofobia é mais provável de surgir.
A fobia é um tipo de transtorno de ansiedade caracterizado pelo medo irracional de uma situação, atividade, lugar, objeto ou animal, mesmo que isso não represente qualquer perigo. Ou seja, a ansiedade que uma pessoa fóbica sente é desproporcional à circunstância em si.
A ofidiofobia ou ofiofobia referem-se ao medo de serpentes. O medo de cobras é às vezes chamado por um termo mais geral, herpetofobia, o medo de répteis. É uma das fobias mais comuns, especialmente embaixo da mais ampla Zoofobia (fobias dos animais).
Tripofobia: o que é, principais sintomas e tratamento. A tripofobia caracteriza-se por um medo irracional de imagens ou objetos que tenham buracos ou padrões irregulares, como favos de mel, agrupamento de buracos na pele, madeira, plantas ou esponjas, por exemplo.
Tripofobia tem cura? Há controvérsias se a fobia tem cura ou não. Alguns acreditam que sim, outros, que ela apenas pode ser controlada. No entanto, não existe tratamento oficialmente aceito destinado à tripofobia.
Tratamento de Tripofobia
A tripofobia, também conhecida como "O Medo de Buracos", é o nome dado para um transtorno psicológico caracterizado pela aversão ou medo irracional de imagens ou objetos que tenham buracos ou padrões irregulares.
Apesar de serem confundidos, fobia e medo são muito diferentes. A fobia consiste em um transtorno mental ansioso, que pode, inclusive, chegar ao ponto de incapacitar o indivíduo. Enquanto o medo é uma resposta a algo real, a ansiedade fóbica resulta de uma ameaça interna, vaga, conflituosa ou desconhecida.
O tratamento mais eficaz para fobias específicas é um tipo de psicoterapia chamada terapia de exposição. Durante a terapia de exposição, você trabalha com um psicólogo para aprender a dessensibilizar-se ao objeto ou situação que teme.