É parto pretermo (PPT) o ocorrido antes de 37 semanas de gestação (259 dias). Concomitantemente, é recém-nascido de baixo-peso aquele com peso inferior a 2.500 g.
O60 - Trabalho de parto pré-termoCID 10 - O60Trabalho de parto pré-termoCID 10 - O60.0Trabalho de parto pré-termo sem partoCID 10 - O60.1Trabalho de parto pré-termo com parto pré-termoCID 10 - O60.2Trabalho de parto pré-termo com parto a termo
Os sinais de parto prematuro
Medidas como repouso e medicamentos podem ser usadas para adiar o trabalho de parto. Pode também ser necessário utilizar antibióticos ou corticosteroides.
Os profissionais de saúde usam diversas intervenções que podem ajudar as mulheres a evitar o parto prematuro. Por exemplo, as gestantes podem ser orientadas a tomar vitaminas, parar de fumar, tomar antibióticos para infecções ou não faltar às suas consultas de pré-natal.
O grande sinal de que você está em trabalho de parto é o início das contrações uterinas regulares. No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo.