É por isso que a lei que rege as relações de trabalho no Brasil contempla diferentes regimes, como o integral e o parcial. O trabalho em período integral é aquele cuja a duração da jornada semanal excede a 30 horas semanais, limitando-se a jornada diária a 8h/dia. Está previsto no Art.
Ensino médio em tempo integral – O ensino em tempo integral do país tem carga horária mínima de 35 horas semanais — do ensino médio regular e não integral é de 20.
Trata-se da modalidade de ensino em que o aluno permanece à disposição da faculdade de manhã, à tarde e, algumas vezes, à noite, cursando uma quantidade maior de horas por semestre. Geralmente cursos com uma carga horária mais densa, como Medicina, são aqueles com a opção integral.
A Educação Integral é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.
De acordo com a legislação brasileira, escola de tempo integral é aquela em que o aluno permanece por, no mínimo, sete horas por dia. Abaixo disso, a escola é considerada de tempo parcial. Diferença fundamental que precisa ser feita é entre Escola de Educação integral e Escola de tempo integral.
Também chamado de teletrabalho e home office, o trabalho remoto consiste em fazer atividades profissionais à distância, usando a tecnologia para realizar as tarefas e se conectar com os colegas.
Um dos destaques da política educacional do Governo Federal em 2016 foi o lançamento do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), criado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Portaria nº 1.145, de 10 de outubro de 2016.
Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) — Português (Brasil)
Dificilmente você vai conseguir trabalhar enquanto faz um curso integral, porque os horários das aulas serão bem irregulares. A faculdade disponibiliza momentos específicos para os estágios, que são obrigatórios, porém não poder trabalhar pode ser um problema para muitos estudantes.
Com a escola em tempo integral, há mais liberdade para a vida profissional, pois o aluno está em um ambiente propício ao seu desenvolvimento. Favorece as atividades extracurriculares: no ensino integral as crianças já estão na instituição e são incentivadas a participar ativamente das atividades disponibilizadas.