A antiperoxidase tireoidiana (anti-TPO) é um anticorpo produzido pelo sistema imune e que ataca a glândula tireoide, resultando em alteração nos níveis de hormônios produzidos pela tireoide.
A rigor, não existe tratamento com o objetivo de reduzir os níveis dos anticorpos anti-tireoidianos. O foco do tratamento é corrigir as alterações hormonais, que são avaliadas com a dosagem dos hormônios TSH, T4 e T3, seja na deficiência ou no seu excesso.
Para ajudar o diagnóstico de tireoidite de Hashimoto: Anticorpos antitireoperoxidase (anti-TPO). Esse exame detecta autoanticorpos contra uma enzima específica da tireoide. Valores altos indicam lesão autoimune da glândula devido a tireoidite de Hashimoto ou a doença de Graves.
Os anticorpos anti-receptores de TSH podem se ligar aos receptores de TSH e estimulá-los, levando a tireoide a produzir hormônios tireoidianos em excesso. O TRAB também pode se ligar aos receptores de TSH e bloqueá-los, impedindo que o TSH atue sob a tireoide, provocando, assim, um estado de hipotireoidismo.
Por que fazer o exame Anticorpos Anti-Tireoglobulina? Esse exame é feito como parte da investigação das doenças da tireoide. Elas são mais comuns em mulheres. No hipertireoidismo, a tireoide está funcionando muito.
O TPO (tireoperoxidase) é responsável em oxidar a tirosina, com a ajuda do peróxido de hidrogênio que constituem um potente sistema capaz de oxidar o iodo.
5 passos para reverter a tireoidite de Hashimoto
Níveis baixos de anticorpos anti-TPO podem ser detectados em indivíduos saudáveis com função tireoidiana normal. A importância clínica desse fato ainda não foi determinada. Os níveis dos anticorpos anti-TPO aumentam em mulheres com tireoidite pós-parto. Essa condição ocorre em 5% a 9% das mulheres no pós-parto.
O exame de TSH pode ser realizado através do Hilab. Além dele, também será avaliado o T4 livre, que, apesar do TSH alto, será baixo; e, para a confirmar a existência da tireoidite de Hashimoto, são solicitados os autoanticorpos tireoidianos, como o anti-TPO e o anti-Tg.
Os sintomas mais comuns da tireoidite de Hashimoto são exatamente os mesmo do hipotireoidismo, por isso, é comum apresentar: