Está aberta no site do Senado Federal, uma consulta pública sobre ensino da ideologia de gênero. ... Assim, a proposta prevê tornar crime o ensino de ideologia de gênero nas escolas brasileiras com o objetivo "de atender ao supracitado princípio da proteção integral e resguardar bens jurídicos".
Concordamos que o gênero é uma construção social, realizada por meio das relações interpessoais e enfatizada nas interações das pessoas com o contexto em que estão inseridas, que faz estabelecer relações de poder entre os sujeitos do mesmo gênero ou distintos.
Aborde temas como: direitos das mulheres, machismo, feminicídio, lesbofobia, transfobia, homofobia.
Ao se falar em "questão de gênero", por exemplo, faz-se referência às atividades culturalmente atribuídas às mulheres – como cuidar da casa e dos filhos – e aos homens – como sustentar financeiramente a família.
A palavra vem do termo latino crimen, ou delito, considerado como a violação de uma norma penal - lei penal, não punível pela lei ou por um estado ou outra autoridade quando os factos não são praticados por dolo ou negligência mas sejam determinados por uma ilegalidade ou transgressão aos direitos de outrem.
O Programa Escola sem Partido, ou apenas Escola sem Partido, é um movimento político que visa a avançar uma agenda conservadora para a educação brasileira. ... Segundo Nagib, o Escola sem Partido consiste em afixar nas escolas um cartaz com uma lista por ele chamada de "deveres do professor".
Se as relações humanas não são naturais, e sim sociais, elas são passíveis de transformação. É para perceber isso que se deve estudar e compreender que o mundo em que se vive foi construído historicamente há muito tempo. É por isso que se deve estudar gênero, segundo a historiadora Raquel Discini.
É importante assim que a educação, professores e coletivo escolar promovam cada vez mais debates e diálogos do tema objetivando que alunos e alunas reflitam sobre seus sentimentos e emoções diante de conflitos interpessoais, desconstruindo preconceito de gênero , contribuindo cada vez mais para a construção de novos ...
De um modo geral, poder-se-ia dizer que os professores, na sala de aula e no ambiente escolar em geral, poderiam contribuir para alterar as relações de gênero. ... É possível criarem-se, seja na escola ou na família, atividades que contribuam para que se estabeleça a igualdade entre os diferentes gêneros.