Franquia obrigatória de casco é, por definição, "o valor definido na apólice referente à responsabilidade do Segurado nos prejuízos indenizáveis de casco decorrentes de sinistros cobertos no Seguro Principal de Automóvel". É a participação obrigatória do segurado. O seguro franquia cobre exatamente esse gasto.
O termo cobertura de casco no seguro significa proteção para o casco do automóvel contra sinistros. Essa parte do carro inclui desde a lataria até as partes mecânica e elétrica, além de tudo o que compõe o modelo dentro de suas especificações originais.
"As seguradoras oferecem hoje três tipos de cobertura: a de Casco, a de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos e a de Acidentes Pessoais de Passageiros", responde a apresentadora. A cobertura de Casco cobre total ou parcialmente os danos provocados por colisão, roubo, furto, incêndio e alagamentos.
50% da Básica – neste caso, o segurado pagará uma menor participação nos prejuízos indenizáveis na ocasião do sinistro, em caso de agravamento do "Prêmio Casco" no momento da contratação do seguro, ou seja, o valor do seguro poderá ser um pouco maior; 75% da Básica – semelhante a regra de 50%;
Esse valor só é considerado em situações onde o segurado é responsável pelo dano, como quando ele bate o veículo e a seguradora prova que a culpa foi dele. ... Nesse caso, o segurado precisa pagar parte do conserto do veículo e esse pagamento parcial é chamado de franquia.
É o seguro que garante o reembolso das indenizações até o limite máximo contratado na apólice que o segurado vier a ser obrigado a pagar judicialmente ou por acordo previamente autorizado pela seguradora por danos corporais e/ou materiais causados em um acidente, tanto em solo como aos que estavam sendo transportados.
Danos causados por alagamento, enchente ou inundações, inclusive nos casos de veículos guardados em subsolo, desde que o motorista não force a passagem em locais alagados; Ressaca, vendaval, granizo, furacão, terremoto e raios; Incêndio ou explosão; Roubo ou furto parcial ou total do veículo.
O conceito de cobertura é ser uma garantia contra determinados riscos. Estes são os imprevistos aos quais estamos sujeitos todos os dias, como um acidente de carro ou, até, um tombo que cause uma invalidez. Basicamente, um seguro de vida conta com dois tipos de cobertura: invalidez e morte.