Na filosofia, uma pessoa passiva é aquela que não tem pensamentos ou atitudes próprias, ou seja, perde o seu livre-arbítrio, sendo uma pessoa que já não tem mais vontade própria. Passivo ainda tem como sinônimo: inativo, indiferente, desinteressado, entre outros.
Uma pessoa ativa é aquela que faz uma ação, sendo um agente que determina os rumos de uma situação. Por sua vez, uma pessoa passiva é aquela que submete-se a uma ação. Assim, o ativo e passivo são opostos completos de personalidade onde um rege aquilo que acontece e o outro é regido.
O que é uma pessoa passiva? Pessoas passivas são influenciadas pelas circunstâncias da vida, pelas outras pessoas, pela economia, pela política e pelos fatores externos. Por outro lado, são pessoas que vivem com mais leveza, pois são menos ansiosas e preocupadas.
E "passivas" são as que recebem sexo oral, que curtem ser penetradas, enfim. No meio dessa "polarização", existem posições sexuais neutras, como a tesourinha, por exemplo. E "total flex" ou "reflexivas" ou "flexíveis" são as lésbicas que gostam de dar e receber prazer sendo ativas e passivas.
A voz passiva é usada quando o sujeito gramatical sofre a ação verbal. Indica, assim, que o sujeito gramatical é o paciente de uma ação que é praticada pelo agente da passiva. Conforme o seu processo de formação, a voz passiva pode ser classificada em voz passiva analítica e voz passiva sintética.
Voz passiva é uma construção sintática em que um objeto direto passa a ocupar a posição de sujeito, ou seja, é a maneira de como o verbo se expressa em relação ao sujeito, que no caso da passiva, ele sofre a ação. O bolo foi comprado pelos funcionários. A casa da mãe foi reformada pelo filho.
Para corrigir o comportamento passivo, é preciso desenvolver um outro estilo de comportamento: o chamado comportamento assertivo. Uma pessoa assertiva sabe se comunicar de forma segura e passar sua mensagem sem manipular os outros.
Ativas são as mulheres com mais iniciativa na cama, que gostam de fazer sexo oral na parceira, penetrar com os dedos, brinquedos etc. Passivas são as que preferem manter uma postura mais submissa durante a relação sexual. E relativas ou flexíveis, as que revezam esses "papéis".