O tempo é uma noção semântica, traduzida por meios linguísticos, que é utilizada para situar e ordenar os eventos expressos nas línguas. ... Em sentido estrito, o tempo é uma categoria exclusivamente expressa pelo verbo (Vilela, 1999, Gramática da Língua Portuguesa).
O tempo é o contínuo e indefinido progresso da existência, transformando eventos em passado. O presente é considerado o agora, tempo que as percepções são relatadas. A percepção do tempo difere dos outros sentidos, já que diferente do tato, audição, visão, paladar e olfato, o tempo não pode ser percebido diretamente.
1. Tempo real. Expressão usada para se referir àquilo que acontece simultaneamente, ao mesmo tempo. Estamos transmitindo isso em tempo real.
1. Corresponde à duração das coisas (presente, passado e futuro).
Basicamente, tempo corresponde ao estado atmosférico em um determinado local de forma momentânea. Sendo assim, o tempo está sujeito a diversas variações. Exemplificando: pela manhã, pode estar frio; no período da tarde, pode estar quente, havendo então uma mudança de temperatura em um curto espaço de tempo.
Para medir o tempo existem vários instrumentos, como a ampulheta e o relógio de sol. Para controlar o tempo nas competições é necessário bastante precisão, e para isso se usa um tipo de relógio especial, o cronômetro. Os relógios mais comuns que utilizamos são os de ponteiros e os digitais.
Na ciência da computação, tempo real é uma expressão que se refere a sistemas em que o tempo de execução de uma determinada tarefa é rígido e independente da carga do sistema. O tempo de execução de uma operação pode ser muito curto ou não. O que importa para este tipo de sistema é que a tarefa seja executada.
Um Sistema Operativo em Tempo Real (RTOS da sigla Real Time Operating System) é um sistema operacional/operativo destinado à execução de múltiplas tarefas onde o tempo de resposta a um evento (externo ou interno) é pré-definido; não importando, como é comum pensar-se, se a velocidade de resposta é elevada ou não.