Temperança Trata-se da capacidade de usar com moderação aquilo que nos faz bem e praticar a abstinência em relação ao que provoca doenças. Alguns exemplos de hábitos que precisam ser eliminados são o tabagismo, uso de substâncias químicas, consumo de álcool e alimentos adoçados, entre outros.
Somente pela temperança é possível cuidar adequadamente do corpo (hidratação, alimentação, exercício físico, repouso), da mente (amor), e do espírito (relacionamento com Deus), através de ações verdadeiramente simples, porém, capazes de proporcionar o caminho de saúde e bem-estar e o destino de vida longa e feliz.
Ser temperante é abster-se daquilo que é mau e consumir de forma moderada o que é bom. Ser temperante é não fazer uso de produtos que são nocivos à saúde, como: álcool, tabaco, bebidas estimulantes e drogas. Mesmo o hábito de tomar um cafezinho de hora em hora, é extremamente prejudicial à saúde.
Ela assegura o domínio da vontade sobre os instintos e mantém os desejos dentro dos limites da honestidade, ou seja, é o controle sobre nossos impulsos, apetites e desejos, conforme nos ensina o Catecismo da Igreja Católica, número 1809.
Significado de Temperança substantivo feminino Característica da pessoa que consegue equilibrar suas próprias vontades. Particularidade de quem é comedido; moderado. Que come ou bebe com moderação; sobriedade.
Esta carta representa a harmonia e a estabilidade necessária que antecede a transformação. A Temperança sugere que a virtude se tornou de extrema relevância, e que só através dela é que é possível conseguir temperança, estabilidade mental e emocional que lhe irão permitir atingir os seus objetivos.
Temperança é o autocontrole, a renúncia e a moderação. A temperança domestica os instintos, sublima as paixões, modera os impulsos e apetites. Agir com temperança é abrir caminhos para a sobriedade e o desapego.