O tahine, tahini, taíne, tahin ou tahini é uma pasta feita a partir das sementes de gergelim trituradas. Apesar de ser um ingrediente muito usado na culinária do Oriente Médio, ele também é conhecido no Brasil em alguns pratos como falafel, hommus, shawarma, baba ghanoush e halva.
5 benefícios surpreendentes do tahine
Para quem não conhece, o Tahine tem gosto levemente salgado, muito parecido com o sabor de amendoim e bastante cremoso. Acredita-se que as sementes de gergelim são uma das especiarias mais antigas da civilização. Hoje ele é usado em saladas, molhos, pratos doces e salgados.
A pasta de amendoim é rica em proteínas e também é considerada um alimento hipercalórico natural. Por ser rica em potássio e magnésio, ela favorece as contrações musculares, previne as câimbras, reduz o risco de lesões e a fadiga muscular.
A pasta de gergelim contém ácidos graxos e antioxidantes, a sesamina e a sesamolina, que além de auxiliarem na prevenção do câncer, também ajudam a diminuir a taxa de glicose no sangue. Apesar de ser um alimento que contém gordura, ele é poliinsaturado e rico em fibras, o que o torna extremamente saudável.
Tahine é uma pasta feita de sementes gergelim que possui um sabor único. Extremamente versátil, pode ser usada para cozinhar pratos doces e salgados. Além disso traz vários benefícios a saúde, só pra citar alguns: É rico em minerais como fósforo, lecitina, magnésio, potássio e ferro.
Tahine – marcas no mercado
A diferença é que as suas sementes precisam ficar menos tempo de molho (cerca de 4 horas são suficientes), pois mais do que isso pode gerar um sabor amargo demais. Seu sabor combina tanto com preparos doces como salgados.