A triiodotironina (T3) é um hormônio da tireóide que circula no sangue como uma mistura equilibrada de hormônio livre e hormônio ligado à proteína. A T3 liga-se à globulina ligadora de tiroxina (TBG), à pré-albumina e à albumina.
Normalmente, valores de T3 e T4 acima do valor de referência é indicativo de hipertireoidismo, enquanto que valores mais baixos são indicativos de hipotireoidismo, no entanto são necessários outros exames para confirmar o resultado.
Valores de referência Para adultos saudáveis o valor geralmente está entre 0.7 a 1.8 ng/dl. Os níveis variam durante o dia e portanto é raro que as dosagens subsequentes sejam semelhantes. O uso de medicamentos para hipotireoidismo e hipertireoidismo interferem na dosagem do T4 livre.
Valores altos de T4 livre podem indicar hipertireoidismo, câncer de tireoide, tireoidite, bócio e infertilidade feminina; já baixos indicam quadros de hipotireoidismo: nutrição ou tireoidite de Hashimoto (doença autoimune em que o organismo fabrica anticorpos contra as células da tireoide).
O valor de referência de T3 total é entre ng/dL e de T3 livre é entre 2,5 - 4,0 ng/dL, podendo variar de acordo com o laboratório.
O Exame de T3 Reverso é feito através da coleta de uma amostra de sangue e mede o nível do hormônio T3 Reverso na corrente sanguínea, esse hormônio é a forma inativa do hormônio T3 e sua elevação no organismo pode estar relacionada ao estresse agudo (clínicas ou cirúrgicas), jejum prolongado, doenças sistêmicas graves, ...
O exame TSH é responsável por avaliar possíveis problemas na tireoide dos pacientes. A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço e sua função é agir no coração, cérebro, fígado, rins e produzir hormônio T3 (triidotironina) e T4 (tiroxina) que ajudam no controle do metabolismo.
Este exame mede a quantidade de triiodotironina ou T3 no sangue. O T3 é um dos dois principais hormônios produzidos pela glândula tireoide. O outro é chamado de tiroxina ou T4. A glândula tireoide é um órgão achatado e em formato de borboleta que se localiza na frente da traqueia, no pescoço.
Em se tratando de T4 livre, a imensa maioria dos casos de hipertiroidismo vem acompanhado de redução dos níveis de TSH. A presença de TSH normal e T4 livre elevado constitui uma minoria dos casos e pode ser causado por causas mais raras, como hipertireoidismo central, por exemplo.