O que é suspensão condicional do processo e quais seus requisitos?
O que é suspensão condicional do processo e quais seus requisitos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação.
O que é suspensão condicional do processo e quais seus requisitos?
A suspensão condicional do processo é um benefício trazido pelo Lei 9.099/95 que permite a suspensão do processo, submetendo o acusado a um período de prova de 2 a 4 anos, sendo que expirado tal prazo sem revogação do benefício, o juiz declarará extinta a punibilidade.
Quais são os requisitos para a suspensão condicional do processo?
As condições para obtenção da suspensão condicional do processo são: estar elegível ao benefício, aguardar o decurso do tempo, reparação do dano, proibição de frequentar determinados locais, permanecer na comarca e comparecer em juízo. Outras condições podem ser firmadas e assumidas com o juízo.
Quais as consequências da suspensão condicional do processo?
O principal benefício da suspensão condicional do processo é a extinção da punibilidade. Em outras palavras, o autor do crime cumpre as condições determinadas pelo juízo, a pena não é aplicada para o crime cometido.
Quando se aplica o sursis processual?
Sursis processual, como é conhecida a suspensão condicional do processo, é um instituto previsto no art. 89 da Lei 9.099/95. Se aplica a delitos com pena mínima igual ou inferior a 01 ano, demanda cumprimento de requisitos previstos em Lei e pode durar de 02 a 04 anos.
Como é uma audiência de suspensão condicional do processo?
O momento para oferecer a suspensão condicional do processo situa-se logo após o recebimento da denúncia pelo magistrado. Nesse caso, a citação do réu conterá a possibilidade de acordo, que pode ou não ser aceita. Se não houver recusa imediata, o ideal é marcar uma audiência para apresentar os termos da proposta.
O que é transação penal requisitos consequências e quando é aplicável?
Transação penal - acordo firmado entre o réu e o Ministério Público, no qual o acusado aceita cumprir pena antecipada de multa ou restrição de direitos e o processo é arquivado.
Quem tem direito ao sursis processual?
A suspensão condicional do processo pode ser proposta ao cidadão que estiver respondendo a processo de competência do Juizado Especial Criminal, desde que a pena prevista para o crime do qual esteja sendo acusado seja igual ou inferior a um ano...
Qual a principal característica da suspensão condicional do processo?
A principal característica da suspensão condicional do processo é a aceitação do acusado, na presença do juiz, nos termos do §1º do referido artigo, uma vez que, se o acusado não aceitar a proposta do sursis, o processo seguirá no rito sumaríssimo, conforme §7º. Conforme Aury Lopes Jr. [2]:
Qual a pena de suspensão condicional do processo?
A suspensão condicional do processo, é um benefício aplicável aos crimes em que a pena mínima, for igual ou inferior a um ano.Visa suspender o processo penal por 2 a 4 anos, desde que o acusado não esteja sendo processado ou não tenha sido condenado por outro crime.
Quais os pressupostos legais da suspensão condicional do processo?
"Reunidos os pressupostos legais permissivos da suspensão condicional do processo, mas se recusando o Promotor de Justiça a propô-la, o juiz, dissentindo, remeterá a questão ao Procurador-Geral, aplicando-se por analogia o art. 28 do Código de Processo Penal."
Qual a modalidade de suspensão do processo?
Existem diversas modalidades de suspensão do processo. E no caso do Direito Penal, nem sempre a aplicação de uma pena é o melhor caminho. Sendo assim, inspirado por legislações estrangeiras, o legislador criou o instituto da Suspensão Condicional do Processo ( SCP ).