Monitorização de sinais vitais em idosos. A monitorização dos SSVV se refere ao acompanhamento e controle dos parâmetros relacionados à pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória e temperatura dos pacientes, que nos idosos podem variar em decorrência da vulnerabilidade associada ao envelhecimento.
Por isso, o Ministério da Saúde estabeleceu valores normais de referência para cada um dos sinais vitais:
Conceito: Os Sinais Vitais (SSVV) são indicadores que determinam o estado usual da saúde do cliente. As medidas indicam a eficiência das funções circulatória, respiratória, neural e endócrina do corpo.
Os sinais vitais compreendem a temperatura, frequência respiratória, frequência cardíaca e pressão arterial.
Pulso e respiração: Esses componentes são verificados através do pulso, pois o paciente pode interferir, parando ou alterando o ritmo respiratório. Lactantes: 1 batimentos por minutos (bpm);
A partir do ano 2000, o termo Dor: o quinto sinal vital vem sendo difundido pelo mundo, com a finalidade de mensurar e registrar a dor, ao mesmo tempo, em que outros sinais vitais como, pressão arterial, pulso, respiração e temperatura, estão sendo medidos e registrados.
FREQÜÊNCIA RESPIRATÓRIA (FR) · O valor normal varia entre 12 e 20 incursões por minuto (ipm) dependendo da idade.
Os sinais vitais são quatro: (1) pressão arterial, (2) pulsação, (3) frequência respiratória e (4) temperatura corporal.