Significado de Sanção A punição referente à desobediência ou à execução de uma lei. ... Ação por meio da qual a autoridade maior do poder executivo sanciona uma lei, através de um órgão legislativo. Ratificação ou comprovação que pode ser imposta por lei. Etimologia (origem da palavra sanção).
RESUMO: Sanção jurídica deve ser compreendida modernamente, como uma reação ou retribuição prevista no ordenamento normativo, blindando-se esta contraprestação de uma feição premial (sanção premial), quando o agente adota a conduta aprovada ou esperada, ou um caráter punitivo (sanção negativa), quando o ato praticado é ...
No dizer de Miguel Reale, "assim, ao lado das sanções penais, temos sanções premiais que oferecem benefício ao destinatário, como, por exemplo, um desconto ao contribuinte que paga o tributo antes da data do vencimento" (Lições preliminares de direito.
Sanção é um termo jurídico que aceita duas definições, podendo ser conceituado como a punição ou pena correspondente à violação de uma lei. Quando a sanção é favorável, se chama sanção premial. Ao passo que, quando for desfavorável, é denominada pena.
No Brasil, esta sanção penal tem tríplice finalidade: retributiva, preventiva geral e especial e reeducativa ou ressocializadora. ... Importante ressalvar que a finalidade preventiva geral e a preventiva especial ocorrem em momentos diversos. Se assim não fosse, restaria violado o princípio da individualização da pena.
As normas de sanção indicam conseqüências do descumprimento da norma de conduta. · Quanto à estrutura. As normas jurídicas podem ser normas autônomas e normas dependentes. ... São dependentes porque estatui o comportamento e por isso se liga a outra, que lhe confere sanção.