O Que é uma Sobrecarga Atrial? É quando há um aumento de volume em um dos átrios, podendo ser o Esquerdo (SAE) ou Direito (SAD). Geralmente representa uma dificuldade de esvaziamento do átrio, quaisquer sejam os lados. Na maior parte das vezes pode ser por uma deficiência de abertura da válvula mitral (no caso da SAE).
A hipertrofia ventricular esquerda patológica pode se desenvolver em resposta a alguns fatores que exijam do ventrículo esquerdo um trabalho maior do que o normal para fazer o sangue fluir, como pressão arterial alta, estenose da válvula aórtica ou alguma outra condição cardíaca que imponha obstáculo a esse fluxo.
Sobrecarga atrial esquerda representa geralmente uma dificuldade de esvaziamento do átrio esquerdo. Na maior parte das vezes por uma deficiência de abertura da válvula mitral. Dependendo da intensidade pode gerar sintomas e arritmias cardíacas.
Sintomas da Hipertrofia ventricular esquerda?
A sobrecarga de volume geralmente se refere à expansão do volume de líquido extracelular. A expansão do volume de LEC tipicamente ocorre em caso de insuficiência cardíaca, insuficiência renal, síndrome nefrótica e cirrose. A retenção renal de sódio provoca aumento do total de sódio corporal.
A hipertrofia ventricular esquerda (HVE) representa uma resposta adaptativa do coração à hipertensão arterial. Embora considerada compensatória, a HVE é um preditor independente de maior morbimortalidade cardiovascular.
Em geral a Hipertrofia do Ventrículo esquerdo em tratamento , nao afetara sua cirurgia. Apenas tome o cuidado de deixar atualizado sua avaliação cardíaca periódica , e mencione a cirurgia ao seu cardiologista.
O aumento do átrio esquerdo frequentemente está relacionado com hipertensão arterial ou com alguma condição que dificulte o relaxamento do ventrículo esquerdo, dificultando assim o esvaziamento do átrio na diástole (o que geralmente é chamado de déficit de relaxamento ou disfunção diastólica).