Na visão cristã, a soberba faz com que o homem busque incessantemente a própria satisfação, sem nenhum temor ou discernimento, numa filosofia de vida humanista e autossuficiente – a qual valoriza o homem que independe da misericórdia e graça de Deus. É a criação que veio do pó, vangloriando-se perante o seu Criador.
Soberba é uma manifestação de orgulho, de pretensão, de superioridade sobre as outras pessoas. É a arrogância, a altivez, a autoconfiança exagerada. ... Soberbo é aquele indivíduo considerado orgulhoso, altivo, que está dominado pela arrogância.
A soberba é o pecado da pessoa extremamente vaidosa, que pensa e age como se estivesse acima de tudo e de todos. O oposto da soberba é a humildade. Para os católicos, a soberba é o principal pecado ou raiz de todos os pecados, já que ela participa do pecado original, descrito no Gênesis.
O orgulho é considerado um dos sete pecados capitais ou mortais. ... A soberba precede a desonra, a exemplo do que aconteceu com Lúcifer – um querubim protetor, colocado sobre a montanha santa de Deus, mas que, cheio de orgulho, achou que poderia ser semelhante ao Altíssimo, exaltar-se acima de todos.
As pessoas arrogantes possuem algumas características singulares, tais como: tendem a se achar superiores às outras, acreditam que sabem de tudo, são orgulhosas, prepotentes, autoritárias, acreditam que estão sempre com a razão e têm as melhores ideias, gostam de ser o centro das atenções e costumam tratar mal os ...