Os motores acionados por corrente contínua sem escovas ou motores BLDC (brushless DC) são motores elétricos síncronos alimentados por inversor (driver) através de alimentação de corrente contínua normalmente de baixa tensão.
Sem necessidade de manutenção devido à inexistência de escova de carvão. A produção de energia é mais eficiente do que no motor com escova por não haver perdas causadas por fricção, permitindo diminuir a corrente elétrica, gerando menos calor e aumentando o volume de trabalho em uma carga total de bateria.
Nos motores brushless dc BLDC a energia elétrica é convertida em energia mecânica pelas forças de atração (e repulsão) magnética entre os magnetos permanentes do rotor e o campo magnético rotativo induzido pelas bobinas eletromagnéticas do estator.
Kv é igual a RPM/volts, ou seja, a cada volt da bateria o motor terá 1000 RPM. Usando uma bateria de 12V, o motor terá uma rotação nominal de 12000 RPM. Esse sim é potência, pode ser calculado multiplicando a tensão (volts) pela corrente (ampere).
Ambos os tipos de motores CC sem escovas possuem rotores de ímã permanente com dois ou quatro pares de polos. Os motores CC sem escovas e com ranhuras possuem bobinas inseridas nas ranhuras do estator. Devido a essas ranhuras, o rotor possui posições preferenciais de equilíbrio, quando o motor não está energizado.
Motor sem escovas. A ausência do atrito causado pelas escovas nos motores tradicionais reduz a perda de energia. O motor sem escova manda a energia diretamente da batería para o motor aumentando a eficiência e evitando perdas.
As aparafusadoras, ou parafusadeiras, são ferramentas elétricas portáteis que permitem aparafusar e desaparafusar com pouco esforço.
Os motores sem escovas ou Brushless usam um ímã permanente incorporado no conjunto do rotor. Eles podem usar um ou mais dispositivos de Efeito Hall para detectar a posição do rotor e uma eletrônica de acionamento associada a ele controla a rotação do eixo (velocidade).
Os motores CC sem escovas e com ranhuras possuem bobinas inseridas nas ranhuras do estator. Devido a essas ranhuras, o rotor possui posições preferenciais de equilíbrio, quando o motor não está energizado. Esse torque resistente é chamado de rotação equilibrada ou torque de retenção.
Estes fios seguem o seguinte esquema de ligação: