A professora de gramática do cursinho Oficina do Estudante, Lilica Negrão, explica a diferença entre sintaxe e semântica. A sintaxe é a parte da gramática que se preocupa com a relação entre as palavras. A semântica forma o sentido. Segundo Lilica, os temas são adorados pelos vestibulares.
Paralelismo Sintático e Semântico. O paralelismo consiste na apresentação de ideias similares, coordenadas e equivalentes, em formas gramaticais ou semânticas idênticas. Assim, pode-se dizer que há quebra de paralelismo quando associamos elementos que não são equivalentes quanto à forma ou ao conteúdo.
É um termo usado para designar a interpretação semântica de um sintagma nominal. Ou seja, o significado que os argumentos de um verbo carregam. Por exemplo em "João matou o leão" As funções semânticas de João e leão respectivamente são de agente e paciente.
O paralelismo sintático, ou paralelismo gramatical, observa a ligação existente entre as funções sintáticas ou morfológicas dos elementos da oração. Exemplos: ... Há aqui uma quebra na estrutura da oração, a partir do momento em que se utiliza o verbo visitar em vez de continuar a sequência morfológica com substantivos.
O paralelismo sintático, ou paralelismo gramatical, observa a ligação existente entre as funções sintáticas ou morfológicas dos elementos da oração. Exemplos: 1) O que espero das férias: viagens, praia e visitar lugares diferentes. ... O ideal seria: O que espero das férias: viagens, praia e visitas a lugares diferentes.
Também conhecido por paralelismo gramatical, o paralelismo sintático ocorre quando há simetria entre as estruturas sintáticas presentes na oração.