O sincretismo religioso é a mistura de uma ou mais crenças religiosas em uma única doutrina. Este modelo de sincretismo, assim como o cultural, nasce a partir do contato direto ou indireto entre pessoas com crenças distintas.
O Brasil é caracterizado pelo sincretismo religioso, especialmente pela confluência entre as religiões Cristã (Catolicismo), africanas e as tradições indígenas. ... O sincretismo religioso é, basicamente, uma fusão entre elementos de duas ou mais religiões.
No Brasil, por exemplo, o sincretismo religioso nasce desde a chegada dos primeiros colonizadores portugueses, se intensificando com a presença dos escravos africanos, que, em contato com a população nativa do Brasil (os indígenas), disseminou os seus costumes, rituais e tradições.
O sincretismo é importante na construção da identidade cultural e religiosa de um povo, que a cada dia se reinventa. Dentre os aspectos mais relevantes do atual cenário sociocultural da humanidade, certamente que a questão do pluralismo religioso é uma das mais importantes.
No Brasil, o sincretismo é evidente entre as religiões de matriz africana que incorporaram elementos do catolicismo. Importante ressaltar que esta mistura se processou de maneira diferente nos diversos pontos do país. ... Assim como os índios, os negros escravizados foram obrigados a adotar a religião católica.
O sincretismo se caracteriza pela união de elementos culturais, religiosos e ideológicos distintos que formarão uma nova cultura, religião ou sociedade.
Resposta: O sincretismo faz a cultura brasileira se tornar mais rica, graças aos vários povos que viveram aqui, como os portugueses, os indígenas e os africanos.