É o intenso processo inflamatório da mucosa nasal, caracterizada clinicamente por alguns sintomas como prurido nasal, espirros em salva, obstrução nasal e coriza hialina. Exemplo de uso da palavra Rinopatia: Rinopatia é quando se começa a espirrar por causa de alguma alergia.
Esta doença geralmente é causada por uma exposição contínua a algum alérgeno ou por uma alteração anatômica da região nasal que gera uma rinite vasomotora. O sintoma mais comum da rinite crônica é a coriza e o nariz sempre escorrendo, além de espirros sucessivos e nariz entupido.
Rinopatia é um termo técnico genérico que se refere a algum tipo de distúrbio crônico do nariz (entenda crônico qualquer sintomas que perdure por mais de 8 semanas).
O termo correto deveria ser RINOPATIA (RINO = NARIZ PATIA = DOENÇA) HIPERTRÓFICA (AUMENTO), que nada mais é do que o aumento dos CORNETOS ou CARTUCHOS, causando obstrução nasal entre outros sintomas.
Na retinopatia diabética proliferativa, o tratamento médico é fundamental de modo a não permitir a progressão da doença. Um dos tratamentos disponíveis na retinopatia diabética é o laser árgon. Este tratamento provoca a destruição dos vasos sanguíneos anormais, assim como das áreas da retina isquémicas.
Quando uma narina é maior do que outra, ocorre a condição chamada de desvio de septo —que se for pequeno e não gerar incômodos não chega a ser um problema. A alteração acontece por causa de um crescimento exagerado da cartilagem ou até mesmo de forma traumática, ao levar uma pancada e quebrar o nariz, por exemplo.
A causa desse distúrbio na retina está nas alterações provocadas pelo diabetes aos vasos sangüíneos. Com a permanência de níveis elevados de glicose no sangue, as veias e artérias se estreitam e suas paredes se tornam mais fracas e mais propensas a dilatações e conseqüentes rompimentos.
Em pessoas com rinite vasomotora, vasos sanguíneos excessivos ou supersensíveis causam uma reação exagerada a estímulos como clima, temperatura, pressão barométrica, irritantes químicos (fumaça, ozônio, poluição, perfume, sprays), estresse fisiológico ou emocional, alguns medicamentos, álcool e até alimento apimentado.
A hipertrofia dos cornetos acontece principalmente como consequência da rinite alérgica, em que devido à presença de fatores desencadeantes da alergia, há inflamação das estruturas respiratórias e, consequentemente, aumento dos cornetos nasais.
O melhor tratamento para a retinopatia diabética é o controle das taxas de glicose no sangue, o que reduz significativamente o risco de perda de visão em longo prazo. O tratamento normalmente não cura a retinopatia diabética, mas pode reduzir alguns sintomas e retardar a progressão da perda de visão.