A configuração dos limiares tonais perda auditiva foi baseada na configuração audiométrica (SILMAN e SILVERMAN, 1997 - adaptada de Carhart, 1945 e LLOYD e KAPLAN 1978) categorizando a configuração em: ascendente, horizontal, descendente: leve,acentuada ou em rampa , "U" , "U" invertido ou Entalhe.
A audiometria convencional testa as freqüências entre 250Hz e 8.000Hz, e a audiometria de alta freqüência testa freqüências entre 10.000Hz e 20.000Hz. O padrão de normalidade para a audiometria convencional é estabelecido a partir da média dos limiares das freqüências de 500Hz, 1 e 2kHz menor que 25 dB17.
A avaliação audiológica tem como objetivo principal determinar a integridade do sistema auditivo, além de identificar tipo, grau e configuração da perda auditiva em cada orelha (Lopes, Munhoz, & Bozza, 2015).
O laudo da audiometria tonal deve levar em consideração três aspectos: tipo da perda auditiva, grau da perda auditiva e configu- ração audiométrica.
O que é o SRT ou Teste do Limiar de Recepção de Fala? É um exame que completa as informações da audiometria tonal e vocal. O exame determina a menor intensidade na qual uma pessoa pode repetir corretamente 2 sílabas com pelo menos 50% de precisão.
[Eletrôn.] Designação comum à admitância e impedância, esp. na área de linhas de transmissão, redes e certos tipos de instrumentos de medida.
Exame Sequencial
Quando a audiometria deve ser realizada?
O exame é realizado por fonoaudiólogo, dentro de uma cabina acústica, é indolor e dura poucos minutos. Com isso podemos saber o grau de perda auditiva, saber se a perda é de condução ou neurossenrial.
A Avaliação Audiológica é a observação das respostas comportamentais do bebê em determinada situação em reação a um estímulo sonoro. O exame é indolor, com uso de estímulos visuais ou brinquedos para condicionar o pequeno paciente.