Que ou pessoa que diz ou faz as coisas de repente.
Repente (conhecido também como Cantoria) é uma arte brasileira baseada no improviso cantado, alternado por dois cantores, daí o nome repente. ... Há dezenas de modalidades do repente, entre elas a sextilha, gabinete, o martelo agalopado e o galope à beira-mar.
Seus personagens, chamados de repentistas ou cantadores improvisam versos sobre os mais variados assuntos, e andando pelas feiras e espaços populares se apresentam sozinho ou trocam versos com outro cantador, o chamado desafio.
O repente ou cantoria é uma arte poético-musical comum no Nordeste do Brasil e caracteriza-se pela improvisação de estrofes, ou seja, pela sua composição no momento da apresentação. Cantando sempre em duplas, ao improvisar versos os repentistas dialogam um com o outro e com os ouvintes.
Fabricante ou vendedor de violas e em geral de instrumentos congéneres .
O embolador é um repentista, assim como o são o violeiro ou o aboiador, que se utilizam de técnica e instrumentos diferentes.
Consiste em uma estrofe de dez versos de sete sílabas, semelhante ao estilo da décima, isto é, seguindo o mesmo sistema das estrofes de dez linhas.
Passos para a implementação
Resposta: Repente é uma arte brasileira baseada no improviso cantado, alternado por dois cantores, daí o nome repente. O Repente na Cantoria de viola é desenvolvido por dois cantores acompanhados por violas na afinação nordestina. - O nome dado as pessoas que declaram os Repentes é Repentistas.
Em duplas, os cantadores se enfrentam, alternando-se na criação de estrofes, a partir de rígidas regras de métrica e rima e respeitando a exigência de coerência temática (oração). O objetivo é convencer o público da superioridade sobre o parceiro.