1. [ Medicina ] Introduzir num organismo, geralmente um agente patogénico para prevenção ou estudo (ex.: inocular cobaias; inocular um vírus). 2. ... Incutir, inserir, introduzir (ex.: inocular o mal).
Estamos falando daquelas espécies de "espinhos" que novo coronavírus possui em sua superfície. Mas atenção: essas estruturas, sozinhas, não causam a Covid-19 e o adenovírus inoculado também não possui capacidade de se replicar.
substantivo feminino Injeção de vírus ou de germes, mortos ou atenuados, feita no organismo, para causar neste uma forma ligeira de uma doença, com o fim de produzir imunidade.
Inoculação é o processo por meio do qual bactérias fixadoras de nitrogênio, selecionadas pela pesquisa, são adicionadas às sementes das plantas antes da semeadura. A inoculação é feita com um produto chamado de inoculante ou biofertilizante.
Adenovírus é o vírus causador do resfriado em humanos. Eles são usados como vetores virais em pelo menos quatro vacinas contra o coronavírus utilizadas no mundo – Oxford-Astrazeneca, Janssen, Sputnik V e CanSino.
Vacina contra poliomielite VOP (Gotinha) Vacina oral poliomielite é administrada nos primeiros anos de vida e que também faz parte da caderneta de vacina. É importante que as crianças a partir dos 2 meses até os 5 anos de vida recebam doses anuais dessa vacina.
A vacina contra a poliomielite, também conhecida como VIP ou VOP, é uma vacina que protege a criança de 3 tipos diferentes do vírus que causam esta doença, conhecida popularmente como paralisia infantil, em que pode haver comprometimento do sistema nervoso e levar à paralisia de membros e alterações motoras na criança.