1. [ Náutica ] Antigo navio de guerra. 2. [ Militar ] Navio de combate de média tonelagem intermédio entre a corveta e o cruzador.
A corveta é um tipo de navio de guerra. Atualmente, o termo é utilizado, por diversas marinhas de guerra, para classificar uma gama de navios que vai dos navios de patrulha maiores aos navios de escolta oceânica menores.
A Hierarquia NavalClasseComandoTipos de Navios (exemplos)2ª ClasseCapitão de Fragata- Fragatas - Submarinos - Corvetas - Contratorpedeiros - Navios-Transporte3ª ClasseCapitão de Corveta- Corvetas - Rebocadores de Alto Mar - Navios-Patrulha Fluviais4ª ClasseCapitão-Tenente- Navios-Varredores - Navios-PatrulhaMais 1 linha
O termo "fragata" foi readoptado, durante a Segunda Guerra Mundial pela Royal Navy britânica, para descrever um novo tipo de navio de escolta, antisubmarino, maior que a corveta - termo também readoptado pouco tempo antes - mas menor que o contratorpedeiro.
Portantoas características de uma fragata são: Navio de guerra com três mastros de velas menores. Comprimento semelhante ao das naus, mas menores e mais rápidos e com com armamento mais ligeiro. Normalmente são usados em missões de escolta e de reconhecimento.
Fragata. O termo fragata é originário do mediterrâneo, onde já designava no século XVII uma embarcação de palamenta (total de remos) com seis bancadas, mais de 10 metros de comprimento e dois mastros envergando velas latinas.
Um contratorpedeiro, também referido como Destroyer ou Destróier, é um tipo de navio de guerra, rápido e manobrável, concebido para escoltar navios maiores numa esquadra naval ou comboio de navios e defendê-los contra agressores menores, mas perigosos.
Navios até 1.500 toneladas de deslocamento e com comprimento entre metros. Possuem armamento inferior ao das fragatas e têm menores capacidades oceânicas.
Uma fragata é capaz de fornecer proteção a outros navios de uma frota. Em um comboio, uma fragata desempenha o papel de uma nau capitânia. Nos tempos modernos, os destróieres são os maiores e mais pesados combatentes de superfície governando os mares do mundo.