Evangelhos sinópticos é a denominação dada aos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas por conterem uma grande quantidade de histórias em comum, na mesma sequência, e algumas vezes utilizando exatamente a mesma estrutura de palavras. ... Desta maneira, há quatro evangelhos canônicos, dos quais três são sinópticos.
Sinótico se refere ao resumo breve que possui o mais importante de determinada coisa, ou seja, é uma forma de resumir as principais ideias de um texto. Sinótico descreve aquilo que possibilita ver as partes de um conjunto de uma só vez.
Os painéis sinópticos permitem ver de um só lance as diversas partes de um conjunto, uma visão geral de todo o funcionamento de um equipamento, máquina, instalação ou de toda a infra-estrutura.
O Evangelho de Lucas foi escrito para os gentios (não judeus), enfatizando a misericórdia de Deus através da salvação por Jesus Cristo, principalmente para os pobres e humildes de coração. O último dos evangelhos, o de João, foi escrito para doutrinar os novos convertidos.
Na tradição cristã os Quatro Evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João, são os autores atribuídos à criação dos quatro evangelhos do Novo Testamento, os quais são: Evangelho segundo Mateus. Evangelho segundo Marcos. Evangelho segundo Lucas.
[ Religião ] Livro que narra a vida e a doutrina de Jesus Cristo (ex.: evangelho apócrifo; evangelhos canónicos ).