substantivo feminino Ação de adaptar, de ajustar uma coisa a outra; resultado desta ação: adaptação do texto ao tema. [Artes] Transposição de uma obra literária para o teatro, televisão, cinema etc.: este filme é adaptação de um romance antigo.
Adaptar, portanto, é fazer uma releitura de um texto primeiro, reescrito sob um novo olhar, por meio de uma criteriosa seleção lexical, consonante com o que se espera alcançar e provocar em determinado público, com o objetivo de se formar leitores.
1 acomodação, ajuste, acomodamento, adequação, ajustamento, amoldagem, amoldamento, apropriação, justura, moldagem.
"Adaptação fisiológica é uma capacidade funcional que permite a integração entre fatores genéticos e do meio ambiente, resultando em RESPOSTAS FISIOLÓGICAS previsíveis, segundo critérios pré definidos como o tipo de exercício e a DOSE DE ESFORÇO".
A adaptação em Psicologia diz respeito à funcionalidade do indivíduo e à sua capacidade de ajustamento aos diferentes desafios e circunstâncias de vida. ... Ao ajustamento do indivíduo relacionam-se os conceitos de saúde mental, bem-estar e distress psicológicos, enfatizando a adaptação para além da mera sobrevivência.
Adaptação: [...] transposição de uma obra literária para outro gênero [...] ato ou efeito de converter uma obra escrita em outra forma de apresentação, mantendo-se o gênero artístico da obra original e o meio de comunicação através do qual a obra é apresentada.
Mas adaptar REA também acontece no papel. Você pode, por exemplo, imprimir um capítulo ou um trecho de um livro, adicionar algumas folhas com trechos de artigos, textos que você criou, fotos licenciadas abertamente (entre outros) e entregar este novo recurso aos seus alunos como material didático.
24 sinônimos de adaptar para 4 sentidos da palavra adaptar: Adequar: 1 ajustar, adequar, acertar, amoldar, combinar, conciliar, encaixar, justapor, moldar.
Por exemplo, durante o exercício é esperado ocorrer algumas adaptações (respostas fisiológicas) no sistema cardiovascular como, por exemplo, o aumento da frequência cardíaca, o aumento da pressão arterial sistólica, o aumento do volume sistólico e o aumento do débito cardíaco.