Shortear é um termo criado no mercado financeiro para fazer menção à operação de vender a descoberto. Isto é, primeiro vender a ação para depois recomprá-la a um novo preço, lucrando com a operação caso o ativo se desvalorize.
Para realizar a estratégia short, o investidor precisa alugar as ações e pagar uma taxa ao dono do ativo. Dessa maneira, a taxa de aluguel precisa ser considerada ao utilizar esse tipo de estratégia. Além disso, o custo com o aluguel pode variar de acordo com a ação escolhida.
Fazer uma operação long & short significa vender uma ação que não possui (short) e, com o recurso da venda, comprar uma ação que você acredita que irá subir (long). Além disso, você precisará alugar a ação vendida a descoberto para entregar ao comprador.
Em termos gerais, a long position representa as ações que são de propriedade do investidor, e a short position aquelas que ele deve. No mercado financeiro brasileiro, pode-se dizer que se está em posição comprada quando possui valores mobiliários e em posição vendida quando tem estes em débito.
O método de shortear significa vender um determinado ativo financeiro, como uma ação, sem possuir de fato esse ativo. Operar vendido é estratégia utilizada para rentabilizar com a queda dos ativos e gerar lucro quando o ativo em questão estiver em queda na bolsa de valores.
O trader usa o ativo "emprestado" pela sua corretora. De seguida ele faz a venda do título ao antecipar uma queda no preço desse mesmo ativo. Ao fechar a sua posição de short selling, o trader "resgata" (compra de volta) o título e devolve-o à corretora.
Com as ações, funciona do mesmo jeito: ao colocar seus papéis para alugar, o investidor abre uma possibilidade adicional de ganho, por meio da taxa de aluguel cobrada do tomador. Com isso, consegue rentabilizar ainda mais seus ativos. ... Para poder entregar os papéis que vendeu, o tomador os aluga de outro investidor.
Long faz menção a posição comprada em um ativo, e Short a uma posição vendida. Então o trader fará a compra em um ativo e a venda em outro ativo, estruturando assim uma posição Long & Short. O conceito é simples de entender, porém não basta somente comprar e vender qualquer ativo.
"Long trades" é quando o negociante tem a intenção de lucrar com um mercado crescente, esperando que o preço suba. Quando o trader vai "long", ele tem um potencial ilimitado de lucro, como o ativo pode, obviamente, subir de valor sem limites.