O termo Setup refere-se às atividades envolvidas em trocas de ordens de produção que necessitam de ajustes e substituição de moldes e outros dispositivos, em equipamentos compartilhados.
O conceito de setup Rápido também é conhecido por SMED, sigla em inglês para Single Minute Exchange of Die, que em tradução é "Troca em Minuto Singular". Dentro deste conceito, a ideia é a redução do tempo parado entre as trocas de materiais, insumos, peças ou ferramentas para o chamado "minuto singular".
Tempo de setup é o período em que a produção é interrompida para que os equipamentos sejam ajustados ou reconfigurados para entrada de novos produtos na linha de produção, ou para preparo e troca de ferramentas usadas na produção.
Shingo definiu setup interno como sendo a preparação da máquina que só pode ser feita com a mesma sem trabalhar, ou seja, onde ocorre uma ociosidade do recurso. Já setup externo, foi definido como sendo a preparação que pode ser feita com a máquina funcionando.
Figura 7 œ Determinação do tempo de um setup. O número de setups necessários é obtido uma vez feito o nivelamento da produção baseado na demanda. Se este número for por exemplo 7 setups, atualmente é necessário 5 dias para realizar todos os setups Page 10 10/11 (58'x' e dividindo por 90').
Tempos de Setup é compreendido como o tempo de parada das máquinas, seja na preparação ou troca de ferramentas, o que ocorre durante os vários estágios do processo produtivo.
Esta ferramenta consiste na redução do tempo necessário para a troca da fabricação de um tipo de produto para outro (tempo de setup). Descubra no artigo de hoje o que é, como funciona e benefícios que esta ferramenta pode trazer para as empresas.
Conforme traz Foroni et al. (2009), o setup interno é entendido como operações que somente podem ser realizadas quando a máquina está parada, enquanto o setup externo é definido por operações que podem ser realizadas quando a máquina está em funcionamento.