Como o próprio nome sugere, minimalismo se traduz como a iniciativa de ter menos coisas, ou apenas coisas realmente necessárias. ... Uma palavra também associada ao minimalismo é desapego. Ou seja, abrir mão de bens materiais em nome de uma vida mais focada em experiências e no valor de pequenas coisas.
Minimalismo é reduzir os excessos e viver com aquilo que é apenas essencial. Esse estilo de vida pode ser aplicado no vestuário, na alimentação, na decoração, entre outros aspectos do dia a dia. ... Quando falamos de minimalismo na arte, uma das características é o uso de poucas cores e formas geométricas simples.
A estrutura "limpa", ou seja, sem molduras, adereços ou itens decorativos, é uma das características mais marcantes do estilo minimalista. ... Trabalhar com contrastes entre o branco e as demais cores também um artifício simples que deixa a estrutura bastante interessante sem comprometer o estilo.
Quando você consome menos, acaba por ter menos coisas. Desse modo, sua casa se torna mais organizada e, também, sua cabeça. Afinal, ser minimalista ajuda a manter a mente mais sã e sem acúmulo de pensamentos e preocupações. E, de quebra, você ainda tem tempo para investir em outras coisas como um hobby.
Determine a sua própria noção de minimalismo e comece pequeno para que a transição seja tranquila
Como praticar o minimalismo
A decoração minimalista entende que é mais importante apostar em qualidade do que em quantidade, preza por linhas retas, e cores sóbrias. Para quem quer começar a adotar o estilo na cozinha, investir em eletrodomésticos de qualidade, feitos para durar, e que sigam o padrão estético desejado é um bom começo.
A decoração minimalista é uma estética que tem como premissa o "menos é mais". O estilo minimalista se caracteriza pela ausência quase completa de elementos decorativos, simplicidade do mobiliário e valorização da comodidade e do conforto.
As obras minimalistas possuem um mínimo de recursos e elementos. A pintura minimalista usa um número limitado de cores e privilegia formas geométricas simples, repetidas simetricamente.
As características do Minimalismo são uma redução na quantidade de recursos e elementos na obra de arte em si e em sua realização. A palavra minimalismo vem de "mínimo" e no contexto atual também é usada para referir-se a um novo estilo de vida que vem se popularizando.