1. Mãe-solteira. Aquela mãe que cria seus filhos sem um pai, porque o mesmo geralmente a abandonou.
O que não dizer à uma mãe solo?
"Como é que você foi dar esse mole?" Uma novidade que pode chocar apenas os desavisados: nem toda mãe solo engravidou por "acidente". Pode ter sido um planejamento, no qual um pai presente não estivesse incluído. E mesmo que tenha sido uma gravidez inesperada, não cabe a nós julgar o que cada um faz da vida.
O que é mãe solo para o governo?
Mães solo —mulheres que sustentam sozinhas suas famílias com pelo menos um filho menor de idade— estão há mais de três semanas com o auxílio emergencial bloqueado, sem justificativa e impossibilitadas de recorrer da decisão. O governo não informa quantas mulheres foram afetadas nem o motivo do problema.
Qual a maior dificuldade de ser mãe solteira?
O julgamento da sociedade é uma das maiores barreiras que uma mãe solo pode enfrentar. ... ' ou 'tão nova e já é mãe solteira?! ' são comuns e as pessoas não imaginam o quanto isso se torna incômodo", conta. Para a publicitária, dói ver como, em boa parte das vezes, o julgamento parte de outras mulheres.
Por que elas se tornam mães solo?
Algumas mulheres se tornam mães solo propositalmente, através de adoção, criação ou por reprodução artificial. Outras se tornam mães solo devido a circunstâncias inesperadas, como a morte de um parceiro, uma gravidez surpresa, ou uma parceria que terminou.
Quais são as mães solos brasileiras?
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 57,3 milhões de mães solo, isto é, 38,7% de brasileiras chefiando seus lares. Mesmo sendo grande parcela da sociedade, elas ainda sofrem e precisam se reinventar todos os dias para poder realizar tanto a si mesmas, quanto aos filhos.
Qual o número de mães solo no Brasil?
O número de mães solo no Brasil saltou de 10,5 milhões para 11,6 milhões no período de 20. Os dados são do mais recente censo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Das famílias comandadas por mulheres, 56,9% vivem abaixo da linha da pobreza.
Por que a maternidade pode ser cruel com as mães solo?
Um levantamento feito pela ONG Rede Nossa São Paulo apontou que 33% das mulheres que moram na capital (o que corresponde a 1.219.438 mulheres) cuidam sozinhas dos filhos. E assim, a maternidade, que naturalmente já impõe muitos desafios às mães, pode ser ainda mais cruel com as mães solo.