O leitor competente, além de decifrar um código, assimilar estruturas gramaticais complexas e aprimorar a linguagem, consegue se expressar, aprende a dizer o que quer e é crítico. Contribui com o texto, sabe olhar para o contexto e percebe a realidade a sua volta. E consegue reconhecer e ler diferentes tipos de texto.
A conquista da leitura, aumenta as possibilidades de interação social, fertiliza o desenvolvimento tanto da linguagem como do pensamento, proporcionando ao aluno, e até mesmo ao professor, um desenvolvimento intelectual, o qual se torna capaz de realizar escolhas de forma mais consciente.
Ler é um processo cognitivo – Após reconhecer os símbolos escritos no texto, precisamos interpretá-los, reunindo-os em grupos, como palavras, frases e parágrafos, e, então interpretar o que querem dizer. Ler é um processo afetivo – A leitura também envolve sentimento e emoção.
A leitura é responsável por contribuir, de forma significativa, à formação do indivíduo, influenciando-o a analisar a sociedade, seu dia a dia e, de modo particular, ampliando e diversificando visões e interpretações sobre o mundo, com relação à vida em si mesma.
É preciso aprender e ensinar a ler na escola. A criança necessita da mediação do outro para consolidar e dominar autonomamente as atividades e operações culturais. Nesse sentido, destaca Vygotsky (1984), que a educação escolarizada e o professor têm um papel singular no desenvolvimento do indivíduo.
Estratégias de leitura são técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação, ou ainda procedimentos ou atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão em leitura. ... Pensar em voz alta é quando o leitor verbaliza seu pensamento enquanto lê.
O professor é visto como peça fundamental para a formação de leitor na escola. Assim sendo, os hábitos e o prazer da leitura do professor são importantíssimos para incentivar e despertar o hábito e o gosto de ler nos alunos.
O Brasil leitor O aluno de graduação de Licenciatura em Pedagogia que almeja tornar-se professor de Ensino Fundamental I, muito provavelmente exercerá sob seus alunos as mais diversas influências refletidas por suas práticas em sala de aula. A prática de leitura é uma delas.
Nesse processo de compreensão e interpretação de leitura dos textos escritos estão envolvidos vários fatores como: processo neurofisiológico que seria: ao ler um texto os olhos apreendem os signos por pacotes sendo normal pular algumas palavras sem que perca o sentido, tem o processo cognitivo que é o conhecimento ...