Idealismo é a qualidade do que é ideal. É a representação das coisas sob a forma ideal. É a propensão ou inclinação do espírito para o devaneio, para o ideal. O ideal é o que existe somente na ideia, no imaginário, é o fantástico, o modelo sonhado.
Idealismo. O autor romântico tem uma visão idealizada do mundo. A realidade, para ele, é desesperadora. Porém, a pátria, a mulher e o amor são vistos não da forma como são, mas como ele acredita que deveriam ser.
Na linguagem coloquial, o idealismo está associado à crença em valores que caíram em desuso e ao optimismo. Um idealista crê que a moral, a ética, a bondade e a solidariedade, por exemplo, se conseguem impor face a conceitos contrários. Por exemplo: "O meu avô foi sempre um idealista que lutou por um mundo melhor".
Tipos. Idealismo imaterialista: Idealismo defendido por George Berkeley (1685-1753) que, partindo de uma perspectiva empirista, na qual a realidade se confunde com aquilo que dela se percebe, conclui que os objetos materiais reduzem-se a ideias na mente de Deus e dos seres humanos; berkelianismo, imaterialismo.
Materialismo é a atitude das pessoas que entendem que tudo é matéria e que têm uma vida voltada unicamente para os bens materiais. Ao adeptos do materialismo são chamados de materialistas.
O idealismo é uma corrente filosófica que defende que a existência das coisas no mundo depende das ideias presentes no espírito humano. Para os filósofos idealistas, a realidade é conhecida por meio dessas ideias. Ou seja, o contato dos seres humanos com o mundo é mediado pelas ideias.
Corrente filosófica baseada na subjetividade Como o próprio nome sugere, o idealismo é um conjunto de filosofias que se propõe a idealizar, ou seja, construir um ideal de realidade. ... Dessa forma, dá para perceber que o mundo ideal (das ideias) não corresponde à realidade prática.
O idealismo alemão é uma corrente filosófica do século XIX, que se enquadra dentro do espírito romântico de sua época. O mais representativo desta tendência é o filósofo Hegel e em segundo plano está Fichte e Schelling.
Segundo a Filosofia, existem duas teorias que explicam o processo de conhecer: a teoria realista, que considera o sujeito conhecedor (nossa consciência, nossa mente), e a teoria idealista, que considera o objeto conhecido (a realidade, o mundo, os inúmeros fenômenos).
Idealismo Alemão A abordagem filosófica do idealismo na Alemanha é retomada por Immanuel Kant (17). ... Na doutrina idealista alemã, abandona-se a "coisa-em-si" kantiana e o poder da razão é reforçado para mostrar a realidade como algo absoluto e objeto de reflexão.