Ao contrário do profissional generalista, o especialista dedica sua vida acadêmica e profissional em uma área específica. Ou seja, ele se especializa em um conhecimento, tornando-se expert ou referência no assunto. Pode ser por meio de uma pós-graduação, por exemplo, mais precisamente de uma especialização.
ESPECIALISTA: profissional graduado que acumula conhecimentos de uma área especifica por atuação identificada com sucesso na referida área e reconhecida por entidade técnico- cientifica. Profissional deve utilizar a expressão "Especialista em Nutrição Clínica", por exemplo.
O que o mercado de trabalho espera de um especialista Aprofundar os estudos em uma área específica pode fazer com que o estudante ganhe um domínio técnico maior sobre a sua área de atuação e seja capaz de rever processos e metodologias, com agilidade e precisão. Os benefícios vão além do conhecimento adquirido.
Qual é o título de quem faz especialização? A especialização é um tipo de pós-graduação que tem como objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos do profissional em uma área específica de sua carreira. Quem conclui um curso de especialização recebe o título de especialista.
Para quem encara as pós-graduações 'lato sensu' (especializações) o título é de especialista, de abreviatura Esp. Há também os 'MBA' ('Master in Business Administration'), que são especializações na área gerencial.
Um especialista compreende, articula e implementa as melhores práticas relacionadas à sua área de conhecimento. Dependendo do ambiente de trabalho, ele pode liderar ou ser um participante ativo de um grupo de trabalho que tenha a necessidade de obter conhecimentos especializados.
Grande parte das empresas classificam a carreira de um profissional como: estagiário, júnior, pleno, sênior, master e especialista. Geralmente essa classificação ocorre pelo tempo de experiência dentro de uma empresa. Separamos também 5 dicas para iniciar sua carreira em TI, confira.