Esta é a definição dos druidas: são os profundos conhecedores, conselheiros e responsáveis pelos rituais religiosos druídicos. São também juízes e, no passado, tinham funções políticas importantes. Originário de termos gaélicos, bretões e galeses, druida significa "aquele que tem a sabedoria do carvalho".
Os Druidas foram os povos de origem indo-européia que habitava extensas áreas da Europa pré-romana, eram sacerdotes do lendário povo celta. Hoje é uma das vertentes do paganismo, o druidismo. ... Como os maiores sábios e seres dotados de dons especiais, os Druidas eram conselheiros de reis e sacerdotes das tribos.
Eles formavam a classe de sacerdotes entre os celtas, povo originário da Europa oriental que, no primeiro milênio a.C., se espalhou por quase todo o continente, até a Grã-Bretanha.
Eram os sacerdotes dos celtas, um povo que vivia numa vasta área da Europa Ocidental, englobando a atual França, partes da Bélgica, oeste da Alemanha, norte da Itália e indo até as ilhas Britânicas.
Os Druidas e todo povo Celta existiam desde antes de Cristo, há mais de 3000 mil anos (nos séculos IV e V). Viveram em algumas regiões do Continente Europeu, principalmente nas zonas que hoje são a Irlanda e o Reino Unido, além de algumas regiões de Espanha e França.
Segundo ele, era necessário oferecer sacrifícios de ação de graças aos deuses e que somente cabia aos druidas intermediar estas cerimônias. Isso se dava pelo fato da crença de que os druidas seriam conhecedores da natureza divina e falar a mesma língua dos deuses.
Assim, druida significaria aquele(a) que tem o conhecimento do carvalho. O carvalho, nesta acepção, por ser uma das mais antigas e destacadas árvores de uma floresta, representa simbolicamente todas as demais. Ou seja, quem tem o conhecimento do carvalho possui o saber de todas as árvores.
Os celtas tinham uma sociedade hierarquizada, e um dos grupos mais influentes eram os druidas, que assumiam funções jurídicas e religiosas nas tribos. Os celtas tinham religião com forte ligação com a natureza, acreditavam em elementos como a transmigração do corpo e realizavam sacrifícios de humanos e animais.
Os celtas estiveram em diferentes regiões do continente europeu. Da Europa Central, eles percorreram por toda a Europa e estiveram na Península Ibérica (atual Portugal e Espanha), na Gália (atual França), chegando ao leste europeu e alcançando regiões como Ilíria e Trácia.
No passado, os Druidas e Druidesas foram mágicos e poetas, conselheiros e curandeiros, xamãs e filósofos. Viviam em harmonia com a Terra e as suas estações do ano, e os seus mistérios eram inspirados pelas energias mágicas do mundo natural. ... Os segredos das árvores e dos animais no Druidismo.