Formar um cidadão crítico é torná-lo questionador constante das informações que lhe são apresentadas a todo momento. Isso implica em faze-lo compreender que tais informações não são verdades absolutas. Mas sim uma aproximação da realidade, a partir do ponto de vista e da visão de mundo de quem as fornece.
O termo "pensamento crítico reflexivo" se refere ao contexto necessário para formar pessoas capazes de pensar de maneira crítica, seguindo conceitos de Paulo Freire. ... "Julgamento" descreve o ato de formar uma opinião a respeito de um assunto, enquanto "crítico" significa que o pensamento é fruto de uma reflexão.
Segundo a gramática brasileira, o plural de cidadão é cidadãos. De modo geral, a formação do plural na língua portuguesa acontece com o acréscimo do s no final da palavra no singular e, no caso dos substantivos terminados em 'ãos', o plural é formado pela terminação 'ões'. ...
O pensamento crítico ajuda a organizar os pensamentos, manter o foco em objetivos e construir uma disciplina pelo resto da vida. Isso acontece porque o primeiro passo ao avaliar uma situação de maneira crítica é a observação, tentar entender tudo que está acontecendo antes de tirar uma conclusão.
O senso crítico é importante não apenas durante o período escolar do ser humano, mas toda a sua vida. Um senso crítico ativo auxilia o homem em diversas situações do cotidiano, bem como em circunstâncias onde deve-se agir eticamente e moralmente.