Caipira é um termo de origem tupi que designa, desde os tempos coloniais brasileiros, os moradores da roça. ... O termo "caipira", no entanto, costuma ser utilizado com mais frequência para se referir à população do interior dos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso.
O caipira formou sua cultura com uma mistura indígena e europeia. Herdou a religiosidade dos portugueses, a familiaridade com o mato, a arte das ervas e o ritmo do bate-pé com os índios. Mas sempre se podem encontrar alguns elementos africanos nos mitos e nos ritos do homem do interior.
O caipira é, de modo geral, a pessoa que vive no interior de São Paulo e de Minas Gerais. Vivem do cultivo da roça e também da plantação, em especial do milho que é a matéria-prima do fubá. Mas, não é só para o fubá que o milho é utilizado: eles também utilizam a sua palha para fazer seus chapéus e também o cigarro.
1 Que vive no interior, fora dos centros urbanos; que vive no campo ou na roça; caboclo, capiau, jeca-tatu, matuto, roceiro, sertanejo, sitiano. 2 Que é rude, de pouca instrução, afastado do convívio social ou que leva uma vida de hábitos e modos rústicos. 3 Próprio de ou típico de caipira.
"O considerado "falar errado" nesse caso de fato não é "errado". Trata-se de um dialeto. No caso do falar caipira, trata-se do dialeto caipira, uma variação dialetal da língua portuguesa fortemente influenciada pelo nheengatu ou língua geral". ... Ou seja, estamos falando de populações bilingües.
A cultura caipira foi ainda marcada por uma vida lúdico-religiosa bastante intensa e importante dentro de sua organização social. As festas e as idas às igrejas nos finais de semana favoreciam o convívio social sinalizado por hábitos alimentares e religiosos, dialeto e músicas bastante peculiares a esse grupo.