Ser professor é muito mais que exercer uma profissão, dar aulas, aplicar e corrigir provas. Ser professor é uma profissão que exige muito esforço, preparo, conhecimento, pesquisa, tempo e dedicação, mais ainda, que requer compromisso e comprometimento.
Além da formação acadêmica, o professor contribui para a formação e o desenvolvimento do aluno enquanto indivíduo e membro da sociedade, pois proporciona para ele experiências que vão além do âmbito intelectual.
É preciso ter vocação aliada a muita dedicação para ser o professor que você é! ... Ser professor é ensinar e educar, mas também aprender com seus alunos e constantemente renovar suas aprendizagens. É passar horas planejando, revendo, estudando, para preparar apenas alguns minutos de aula.
Um professor pode ser lembrado por toda vida, na cabeça de milhares de pessoas. Por conhecimentos passados, por experiências vividas, pela capacidade de fazer diferença. O professor tem a capacidade de transformar um aluno indisciplinado em um estudante brilhante. Desde que consiga cativá-lo e conquistar sua confiança.
Ser professor é ensinar e educar, mas também aprender com seus alunos e constantemente renovar suas aprendizagens. ... Ser professor é sair da escola e levar no coração e no pensamento os seus alunos, suas preocupações e necessidades. É depois de muitos anos lembrar do rosto de todos eles com saudade e carinho.
Ser professor consiste em desafiar os próprios limites para ser um agente transformador. É necessário aprender com os alunos e acompanhar as mudanças da sociedade para estimular o aprendizado. "O profissional não vai se instrumentalizar, se tornar uma pessoa culta, erudita, para simplesmente aplicar o que aprendeu.
O papel do professor é fundamental dentro da escola e se reflete em toda a sociedade, pois ele é um agente ativo na formação de um cidadão. ... Além de ser um educador, atuando como gestor de aprendizagem, o professor tem influência para orientar e motivar seus alunos desde o primeiro contato do seu filho com a escola.
A figura do professor dentro da sala de aula é fundamental para auxiliar o desenvolvimento dos alunos, guiá-los e incentivá-los na busca pelo conhecimento. E além do próprio interesse, é também a partir da maneira de ensinar do educador que o aluno pode ou não sentir-se mais receptivo a aprender o conteúdo.
O trabalho docente é baseado no "compromisso em transformar esse conhecimento em aprendizagens relevantes para os alunos" (p. 8). Nessa perspectiva, o professor é um profissional que trabalha com o conhecimento, e, para tanto, necessita ter compromisso com a aprendizagem discente.
O amor – esse sentimento que está presente em cada gesto, em cada ação – é o que move o professor. ... São duas pessoas distintas, que demonstram o mesmo sentimento – o amor pela profissão que escolheram para a vida inteira.