A carga de responsabilidade e o desafio em ser uma mãe ou pai solteiro é muito maior, pois eles têm que tomar decisões, demandar tarefas do trabalho, casa, equilibrar vida emocional e profissional. ... O número ainda é muito menor do que os índices de mães solteiras que, também subiram, de 25,8 para 26,8 no mesmo período.
Uma amiga da sua mãe concordou em ceder o útero e receber a fertilização in vitro. ... Eduardo se tornou o primeiro pai solteiro a registrar filhos que nasceram por fertilização in vitro, fecundados em barriga solidária no Brasil.
Segundo Cristiane Soares, pesquisadora da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE, a questão é cultural, e os números apenas refletem isso: em 2015, enquanto que as mães solteiras representavam 26,8% das famílias com filhos, os pais solteiros representavam apenas 3,6%.
O censo do IBGE mostra que apenas 15,6% do total de chefes de família sem cônjuge e com filhos são homens. Em 1991, eram 14,4%. Entre todos os chefes de família, os homens nessa situação representam apenas 3,4% (1,1 milhão de brasileiros).
Ser pai solteiro requer uma 'ginástica' mental enorme e uma assertividade gigantesca. Ditar um caminho e seguir sozinho requer força. Nem todos os dias somos o super-herói dos filhos, e não podemos passar a responsabilidade a terceiros, temos que ser maiores que nós próprios.
O conceito menciona o indivíduo que não contraiu matrimónio nem tem um elo sentimental estável. O solteiro, por conseguinte, é aquele que não está a viver junto. ... A pessoa que se casou e divorciou logo torna a ficar solteira embora também se possa qualificar como divorciada ou separada.
Ela é possível graças ao avanço das técnicas de reprodução assistida. Com a ajuda da ciência, tanto mulheres que não possuem parceiros, quanto casais homoafetivos podem realizar o sonho de ter filhos a partir de uma produção independente.
11 Sinais de que você já está pronto para ser pai
No Brasil há mais de 11 milhões de mulheres que são mães solteiras e, por mais que suas realidades sejam diversas e atravessadas por diferentes questões regionais e de classe, assemelham-se em alguns aspectos.
O Brasil tem 67 milhões de mães, segundo pesquisa do Instituto Data Popular. Dessas, 31% são solteiras e 46% trabalham.