O CPF negativado é a inscrição dos dados de uma pessoa (em geral, seu nome e número de CPF - Cadastro de Pessoa Física) em algum dos sistemas de proteção de crédito autorizados no país, tal como o SPC e o Serasa, por exemplo, em função de eventual inadimplência.
Serasa. A consulta no Serasa é gratuita através de um aplicativo e do portal (www.serasaconsumidor.com.br). Quando o consumidor acessar o site ele deve clicar na opção "Consultar Dívidas", para isso é necessário fazer um cadastro com seus dados pessoais, criar uma senha e confirmar o e-mail.
Para seu nome estar negativado, existem várias consequências, principalmente porque o mercado entende que uma pessoa má pagadora não vai honrar com suas dívidas, o que vai criar dificuldades para conseguir um empréstimo, cartão de crédito, fazer um financiamento, comprar parcelado, ou até mesmo abrir uma conta-corrente ...
A definição de o que significa dívida negativada é bem simples. São aquelas contas não pagas que acabam inscritas nos birôs de crédito como a Serasa e o SPC. Isso significa que o seu nome e CPF estão negativados. ... Geralmente, o credor envia avisos de que você está em débito e aponta um prazo para a regularização.
O CDC (Código de Defesa do Consumidor) não estipula um prazo mínimo para que o empreendedor seja autorizado a incluir o nome de um cliente inadimplente nos órgãos de proteção ao crédito. Ou seja, se a dívida de um cliente estiver com o pagamento atrasado há um dia, ele já pode ser inserido na lista de devedores.
O CPF negativado ou "nome sujo" acontece quando existe alguma dívida em atraso, decorrente de compra de algum produto ou serviço. Diante disso, o credor encaminha o CPF do devedor para a lista dos órgão de proteção ao crédito, como: Serasa, SPC Brasil ou Boa Vista SCPC.
Quais as regras para negativar nome? Geralmente o credor no Brasil tem por regra para negativar o nome do devedor, esperar até 30 dias antes da incluir no cadastro de inadimplentes.