A marginalização é o resultado dos processos sociais, políticos e econômicos que conduzem os indivíduos para condições de exclusão, ou seja, os impedem de fazer parte de determinados grupos e ter acesso a direitos básicos, como saúde, educação e moradia.
Vale citar alguns exemplos de pessoas marginalizadas: pobres, desempregados, homossexuais, travestis, imigrantes, negros, deficientes, idosos, dentre outros. As grandes cidades são os locais em que é mais notório os processos de marginalização e consequentemente das desigualdades.
Significado de Marginalização Ação de colocar alguém numa condição inferior, não importante ou numa condição de subordinação, de exclusão, de falta de poder. Ato de tornar alguém marginal, bandido, criminoso. Ação de marginalizar, de tornar marginal, à margem: marginalização das povoações ribeirinhas.
Atualmente, considera-se que a marginalização é um processo que envolve aspectos distintos, como condição sócio-econômica e pertencimento étnico. Uma das consequências deste processo é a exclusão social, ou seja quando o indivíduo ou grupo é excluído das relações sociais e de trabalho.
No Brasil, os principais grupos excluídos do centro das decisões civis, também chamados de minorias sociais, são: idosos, crianças, LGBTQIA+, mulheres, índios, negros, deficientes físicos, himunodeficientes, populações de baixa renda/abaixo da linha da pobreza e populações ribeirinhas.
Marginalização: a falta de oportunidades e de perspectivas proporciona o surgimento do crime e de atividades ilícitas, como a prostituição de adultos e crianças, tráfico de drogas, formação de quadrilhas, entre muitos outros conhecidos pela sociedade brasileira.
"A maior parte dos povos indígenas do Brasil não está se beneficiando do impressionante progresso econômico do país e está sendo retida na pobreza pela discriminação e indiferença, expulsa de suas terras pela armadilha do trabalho forçado", disse ela em Brasília.
Elas são marginalizadas pela sociedade e impedidas de exercer livremente seus direitos de cidadãos. ... Podemos salientar as condições financeiras, religião, cultura, sexualidade, escolhas de vida, dentre outros. Os excluídos sociais, geralmente são minorias étnicas, culturais e religiosas.
Um grupo social pode ser discriminado pela etnia, religião, língua, gênero, idade, condição física ou psíquica. Na Alemanha Nazista temos muitos exemplos: negros, judeus, ciganos, maçons, testemunhas de Jeová, homossexuais, pessoas com deficiência física ou psíquica.